Foto: PMV

Para garantir o sossego durante as festividades, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar detalhou a logística do São João da Vitória de Santo Antão 2024. Conhecido como Vitória do Pé de Serra, o evento deve reunir milhares de pessoas em todos os seus polos de animação. Buscando a tranquilidade, a pasta envolverá diversos profissionais para cuidar do público presente, colocando bombeiros civis, enfermeiros, médicos, veículos de socorro e estrutura hospitalar à disposição.

A partir do sábado (08), será inaugurado um Complexo Avançado de Saúde no Polo Livramento, que visa atender casos básicos e complexos de urgência. A unidade ficará instalada na Policlínica da Criança e reunirá profissionais treinados para variadas ocorrências. A mesma estrutura será utilizada também no Pátio Otoni Rodrigues entre os dias 22 e 29 de junho, durante a vigência do palco principal.

Segundo Vitor Verçosa, coordenador do Samu local, o serviço disporá de todas as frentes de atendimento, incluindo motolâncias e a unidade de Suporte Avançado de Vida (SAV). “Montaremos uma escala extra para poder atender às necessidades de um evento de grande porte. Estaremos à disposição do público com excelentes profissionais e aparatos para situações simples e extremas”, assegurou.

Além disso, serão disponibilizados 07 pontos de saúde com equipes e ambulâncias descentralizadas nos distritos de Mocotó, Oiteiro, Cacimba, Pirituba e na Praça da Matriz. Os complexos integrarão também 02 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), para realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B e Sífilis. Ainda durante o ciclo junino, equipes volantes estarão presentes para oferecer orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

Alex Vasconcelos, gestor da secretaria, enfatizou a relevância de montar uma logística como essa. “Nós não podemos pensar somente na festa como entretenimento, mas na segurança das pessoas como um todo. O público precisa vir com a certeza de que sua vida está preservada e, se precisar, temos pessoas capacitadas para cuidar de uma situação ou outra que possa sair do controle, mas se Deus quiser, ninguém vai precisar”, finalizou.