Novidade em dose dupla. Assim foi a tarde desta quarta-feira (15), para os moradores da Vitória de Santo Antão. Na oportunidade, aconteceu a entrega de dois equipamentos para ampliar a Atenção Especializada em Saúde local, sendo eles, a Clínica Municipal Oftalmológica (CMO) e a Farmácia Parceira. O primeiro espaço, ofertará vários tipos de consultas e exames, incluindo tonometria, fundoscopia, refração, teste do olhinho, entre outros.
Silvaneide Alvares, coordenadora da farmácia, explicou que o segundo serviço inaugurado abrange pacientes que precisam de medicamentos de alto custo. A iniciativa se concretiza devido a uma parceria com o Governo do Estado. “Aqui não são medicamentos nossos, mas sim, da Rede Estadual. Nós temos um público de duas mil e seiscentas pessoas atendidas, porém, com este novo local, o atendimento ficará melhor. Essa central evita que o paciente precise ir para capital buscar uma caixa de remédio”, esclareceu.
Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar, destacou o diferencial das unidades. “São prédios anexos que possuem uma nova estrutura, principalmente com espaço de sobra, climatização, novos equipamentos e profissionais já acostumados com o bom atendimento ao público. Vitória só tem a ganhar com essas novidades, que fazem a diferença na vida das pessoas, principalmente aquelas que necessitam de cuidados com esses”.
Os dois serviços ficam situados na Rua Melo Verçosa, conhecida como a “Rua do Pronto Socorro”. Além de trazer dignidade à população, eles trazem homenagem a dois vitorienses do passado. Um deles, é o comerciante Eulâmpio Valois da Rocha (Rochinha da Farmácia). Já o CMO, carrega no nome a lembrança de Ubirajara Carneiro da Cunha, professor, escritor e jurista renomado de outrora. Ambos, já faleceram, mas deixaram seus legados.
“Esse espaço aqui eterniza pessoas que fizeram muito por nossas gerações passadas, e que agora cuidará de quem é do presente e nossas futuras gerações. Nos preocupamos todos os dias em oferecer serviços de qualidade para a população, garantindo o direito à saúde, à educação e à igualdade em todos os aspectos. Vitória é uma cidade que pensa grande e busca fazer com que nossos conterrâneos tenham sempre dias melhores. Estou muito feliz com mais uma entrega”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.